quinta-feira, 4 de junho de 2009

PROJETOS

Como já disse andei procurando em meus guardados coisas que fossem interessantes para compartilhar e que nos ajudasse em nossa prática diária. Achei uma reportagem sobre projetos, retirada de uma revista,e sempre que posso, leio e vejo o quanto ela tem razão. Porque trabalhar com projetos ? " Os especialistas garantem: trabalhar com projetos didáticos é fascinante e surpreendente. Fascinante pela capacidade de envolver os alunos mais displicentes. Surpreendente por trazer o germe do inesperado". Alguns estudiosos sobre o tema , nesta reportagem, procura esclarecer dúvidas sobre a metodologia de projetos didáticos . Escolhi das várias dúvidas duas que afligem muito quem se aventura por esta caminhada e quem já não é mais tão iniciante.

O QUE SIGNIFICA TRABALHAR COM PROJETOS DIDÁTICOS ?

"É partir de questões ou situações reais ou concretas contextualizadas, que interessem de fato aos alunos.Compreender a situação problema é o objetivo do projeto. As ações e os conhecimentos necessários são discutidos e planejados entre professor e os alunos.Todos tem tarefas e responsabilidades.A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos.Aprendemos a conviver, a negociar, a posicionar, a buscar e selecionar informações e a registrar tudo isso". ( Vera Grellet)

" Significa dar aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma idéia em realidade. Significa ainda formas de elaborar cronogramas com objetivos parciais, nos quais o trabalho com objetivos finais é avaliado permanentemente - de modo a corrigir erros de processo ou mesmo de planejamento. Alunos que planejam e implementam projetos aprendem a analisar dados, considerar situações e tomar decisões". (Vinícius Signorelli)

"Compartilhar com os alunos uma aprendizagem com sentido. A escola costuma trabalhar conteúdos que não fazem sentido imediato para os alunos. Os projetos didáticos são uma evolução porque, além de tratar os conteúdos programados, eles contextualizam essas aprendizagens na busca de um produto final". (Regina Scarpa)


QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRABALHAR COM PROJETOS E COM TEMA GERADORES ?


"O tema gerador foi concebido com uma forma de ampliar a interdisciplinaridade. Muitas vezes, no entanto, essa junção era uma "forçada de barra", uma integração artificial e ilusória, porque é difícil explorar bem os conteúdos de tantas disciplinas. Num projeto, os conteúdos estão muito bem definidos, pois as crianças precisam de uma diversidade de situações de aprendizagem sobre um determinado assunto para aprender". (Regina Scarpa)


" Os tema geradores são assuntos, não questões, ou situações problema que motivem o desenvolvimento de um projeto. O tema em si não é motivador e geralmente é apresentado pelo professor sem a participação dos alunos".(Vera Grallet)


" Tema gerador é uma expressão de muitos significados entre os educadores. Originalmente, é uma proposta pedagógica elaborada por Paulo Freire e composta de uma sequência de ações envolvendo toda comunidade escolar(professor, alunos e familiares). O projeto didático é uma ideia mais ampla". (Vinícius Signorelli)


PROJETO : CIÊNCIAS, A GENTE APRENDE FAZENDO.

PERÍODO: 1º bimestre
CLIENTELA: Turmas de 5º ano

OBJETIVOS: Compreender e identificar os astros que compõem o Universo; localizar em um esquema os diferentes planetas do Sistema Solar; conhecer a estrutura, forma, tamanho, camada da Terra bem como as atividades vulcânicas; despertar o interesse pela pesquisa de novas informações .

DESENVOLVIMENTO: Através da música, Carimbador maluco, de Raul Seixas, os alunos fizeram uma viagem imaginária rumo ao Universo, que levará os mesmos a perceberem que não estamos sós e que não existe apenas o nosso planeta Terra. Assistimos ao Vídeo Odisseia no espaço e pudemos compreender a forma da Terra, tamanho e estrutura dos outros planetas que compõem o Sistema Solar, no qual estamos inseridos. Partindo da observação que fizemos, construímos o nosso Sistema Solar utilizando bolas de isopor de tamanhos diferentes. AVALIAÇÃO: O processo de avaliação é contínuo, ela acontece ao longo de todo o projeto, mediante participação do educando rumo a concretização do conhecimento.

CONCLUSÃO: O trabalho com a disciplina Ciências, só se torna eficaz quando o aluno participa ativamente da construção do seu conhecimento, através de pesquisas e experimentos práticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário